quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Manifestação contra a mina de urânio de Retortillo

A AZU esteve presente ,em conjunto com a Quercus e com a ATMU(associação dos antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça), no dia 24 de Fevereiro, em Salamanca, na manifestação contra a mina de urânio de Retortillo, localizada a menos de 50 km de Portugal.
Esta manifestação foi convocada pela coordinadora ”no a lamina de uranio” com o apoio do movimento Ibérico antinuclear e pretende exijir que o governo Espanhol tome medidas no sentido de proibir a exploração mineira em Retortillo.
Este  é um projecto a decorrer em Espanha com impactos negativos em Portugal, dada a proximidade e que merece  a  nossa total oposição ,impondo-se ao governo de Portugal uma posição firme quanto a este projecto, a fim de evitar um processo como Almaraz.
É Necessário que o processo da mina de retortillo seja revertido e seja feita uma avaliação de impacte ambiental  transfronteiriço  que proteja os direitos dos Cidadãos de Portugal  e Espanha, e que não se autorize a exploração do urânio em mina de céu aberto em Espanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário