quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

10º Aniversário da AZU


Foi celebrado no dia 8 de Dezembro, em vários locais do concelho de Nelas, o 10º aniversário da AZU - Associação Ambiente em Zonas Uraniferas, com a presença da Associação Nacional de Conservação da Natureza - Quercus, representada pelo presidente Nuno Sequeira e pelo MUNN - Movimento Urânio em Nisa Não.

O programa agendado iniciou-se com o acompanhamento dos técnicos da EDM - Empresa Desenvolvimento Mineiro, na visita às obras de recuperação ambiental da Zona Industrial da Urgeiriça, que se encontra em fase de conclusão. Questionou-se a razão de se manterem armazenadas neste local 150 ton de urânio e sem destino previsto, considerando que após conclusão dos trabalhos passará a ser uma zona verde e de lazer para a população.Foram entregues por parte da EDM documentos comprovativos dos valores radiométricos de radão, anteriormente solicitados pela AZU, verificando-se o seu cumprimento legal, contrariamente ao que acontecia antes das obras de recuperação.
Seguiu-se a visita às obras iniciadas na Barragem Nova, com conclusão prevista para 2013. De acordo com a explicação dada pelos técnicos, os materiais a utilizar na confinação deste local, serão os mesmos já usados na recuperação da Barragem Velha.

Foram ainda solicitados esclarecimentos à EDM sobre os atrasos no decorrer das obras, bem como as datas previstas para a descontaminação da Casa das Amostras e da Ribeira da Pantanha, afluente do Mondego, que será intervencionada no âmbito da recuperação da Barragem Nova.

Na acção ambiental pública junto à Barragem de Valinhos, estiveram presentes, para além dos elementos da AZU, da Quercus e do MUNN, populares e moradores aos quais foram esclarecidos os motivos e origem da contaminação do curso de água aí existente, bem como a intervenção activa que a AZU tem feito e continuará a fazer junto dos responsáveis e autarquia, além dos demais intervenientes na acção inspectiva ambiental.

A agenda reiniciou à tarde com o colóquio sobre as actividades da AZU ao longo dos últimos 10 anos, com ênfase dada à queixa feita em 2004 junto do Comissário Europeu do Ambiente e que contribuiu para a intervenção ambiental que decorre nas Minas da Urgeiriça. Foi também dado realce aos vários colóquios realizados, Conferencia Ibérica sobre a Água, Conferencia em Defesa da Água em 2006, tendo sido relembrada a participação nas acções em Nisa na luta contra uma possível exploração de urânio neste local.

Foi realçado pelos presentes o trabalho de mérito na recuperação ambiental das minas de urânio e referida a importância premente da intervenção cívica em todos os campos da actividade humana e neste caso na luta por uma maior consciência por parte dos poderes políticos.

É importante referir a credibilidade alcançada pela AZU na discussão de problemas ambientais a nivel nacional, sendo actualmente considerada uma das associações mais qualificadas no que diz respeito às questões uraniferas.

Na conclusão dos trabalhos, ficou em aberto a realização de um Colóquio em 2013 "Em Defesa da Água como um Bem Público", com a participação das associações ambientais das regiões entre o Douro e Tejo.




Sem comentários:

Enviar um comentário